O que é a Hipnoterapia?
Hipnoterapia é a aplicação de técnicas de hipnose para fins terapêuticos. A hipnose é um conjunto de técnicas para induzir o transe no indivíduo. Em transe é possível, através de uma comunicação simbólica e persuasiva, reprogramar as respostas emocionais e mentais do indivíduo em relação a determinadas experiências de vida, passadas, presentes ou futuras, de forma a promover o tratamento de problemas emocionais, psicológicos, físicos, além de hábitos e sentimentos indesejáveis.
O que é o Transe e a Hipnose?
O transe é, por si só, um fenómeno natural do cérebro, durante o qual se regista um aumento da atividade na troca de informação entre o consciente e o subconsciente. Todos dias experienciamos momentos de transe: ao acordar, ao adormecer, quando relaxamos, quando estamos cansados, confusos ou a fazer atividades repetitivas como guiar, lavar a loiça, tomar banho, etc. O nosso subconsciente é o mapa de quem somos, o qual inclui todas as nossas memórias, crenças, hábitos comportamentais e outros programas.
Quando experienciamos transe, podemos aceder à informação guardada no nosso subconsciente e alterá-la para que possamos promover o autoconhecimento e consequentemente a cura mental, emocional e física.
A hipnose foca-se em explorar e curar a causa do problema e não apenas o sintoma. Os resultados são rápidos e permanentes. No processo de cura, que é sempre auto cura guiada pelo terapeuta, o indivíduo ganha também mais auto- conhecimento, o que o irá ajudar a compreender-se melhor no futuro e a ser mais feliz. Assente no princípio de que não são as experiências que nos moldam, mas a interpretação que escolhemos fazer, a hipnoterapia propõe-se explorar a causa real do problema para depois reprogramar a interpretação que se fez da experiência. As várias interpretações e conclusões que chegamos ao longo da vida são apenas pensamentos, associações de ideias, perspetivas e, como tal, podem ser alteradas sempre que desejarmos. As respostas estão dentro de nós e a hipnose é uma das ferramentas disponíveis para chegar lá.
Luto
Luto – perda de ente querido, pessoas ou animais:
Em situação de luto, a hipnose ajuda a processar as suas emoções e lidar com a dor da perda. O luto é uma resposta emocional natural à perda de alguém ou algo significativo, e pode ser uma experiência extremamente dolorosa e desafiadora.
Ansiedade
Perturbações de ansiedade:
A hipnose é uma técnica terapêutica eficaz no tratamento de perturbações de ansiedade, ajudando o indivíduo a relaxar, alterar padrões de pensamento negativos e reduzir os sintomas de ansiedade.
Ela é frequentemente usada como parte de uma abordagem integrada, complementando outras formas de terapia, como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC).
Depressão
Depressão:
A Hipnoterapia, ajuda o indivíduo a aceder e trabalhar com os aspetos subconscientes de seus pensamentos e emoções, que muitas vezes estão ligados à depressão.
Permitindo em cada sessão terapêutica promover a alteração de padrões de pensamento, criar e fortalecer recursos internos para a auto cura, reduzindo e tratando assim sintomas físicos e emocionais.
Burnout
Burnout:
A hipnose apresenta-se como uma ferramenta eficaz no tratamento do burnout, uma condição de esgotamento físico, emocional e mental resultante de stress crônico no trabalho ou em outras áreas da vida.
Com a hipnoterapia encontra as formas de reduzir o stress e promovendo assim o relaxamento. Outra vantagem a capacidade de gerir o tempo e as prioridades, tal como, encontrar motivação interior para efetuar as mudanças saudáveis e necessárias de forma a encontrar de novo o seu equilíbrio.
Autoestima e amor-próprio
Autoestima e amor-próprio:
Através da hipnoterapia, é possível aceder ao subconsciente e trabalhar diretamente nos padrões de pensamento e crenças que afetam a maneira como uma pessoa se vê e se valoriza. A hipnose pode ajudar a reestruturar essas crenças, fortalecer a autoestima e promover um amor-próprio mais profundo e autêntico.
Doenças Psicossomáticas
Doenças psicossomáticas:
A hipnose é uma abordagem terapêutica altamente eficaz no tratamento de doenças psicossomáticas, que são condições físicas que resultam de fatores emocionais ou psicológicos. Essas doenças frequentemente envolvem sintomas físicos reais, mas cuja origem está em estresse, ansiedade, conflitos emocionais ou outros problemas psicológicos. A hipnoterapia pode ajudar a abordar essas causas subjacentes e promover uma melhoria significativa na condição física do paciente.
Perturbações de Sono
Perturbações do sono:
A hipnose induz um estado de relaxamento profundo, o que pode ajudar a preparar a mente e o corpo para o sono. Durante esse estado, o terapeuta pode fornecer sugestões para promover padrões de sono mais saudáveis e reduzir os fatores que contribuem para a insônia ou outros problemas de sono, verificando assim a redução da ansiedade e pensamentos ruminantes, tal como, a redução da dependência de medicamentos para dormir.
Vícios e Compulsões
Vícios e compulsões:
A Hipnoterapia atua de forma eficiente no tratamento de vícios e compulsões, ajudando a abordar as causas psicológicas subjacentes e a modificar os comportamentos compulsivos. Vícios, como os relacionados ao uso de substâncias (álcool, tabaco, drogas) e comportamentos compulsivos (como jogos de azar, compras, ou compulsão alimentar), muitas vezes envolvem padrões de pensamento e respostas automáticas que com a hipnose é possível aceder e compreender as suas causas, ajudando a reduzir o desejo, modificar padrões de pensamento e fortalecer o controle interno.
Controle da Dor
Tratamento e controle da dor:
A hipnose pode ser uma ferramenta poderosa para o tratamento e controle da dor, ajudando a modificar a percepção da dor, a reduzir a sensação de dor, e melhorar o manejo da dor crônica e aguda. Quando utilizada como parte de um plano de tratamento abrangente e conduzida por um profissional qualificado, a hipnose pode proporcionar alívio significativo e contribuir para uma melhor qualidade de vida para aqueles que enfrentam a dor.
Disfunções Sexuais
Disfunções sexuais:
A hipnose pode ser uma abordagem terapêutica útil no tratamento de disfunções sexuais, que podem incluir problemas como disfunção erétil, ejaculação precoce, anorgasmia, falta de desejo sexual, e vaginismo, entre outros.
As disfunções sexuais muitas vezes têm componentes psicológicos significativos, como ansiedade, medo do fracasso, baixa autoestima, e traumas passados, pelo que, a hipnoterapia pode ajudar a abordar esses aspetos, promovendo uma melhoria na função sexual.
Medos e Fobias
Medos e fobias:
Os transtornos, que envolvem medo intenso e irracional de objetos ou situações específicas, podem ser abordados com sucesso por meio de técnicas hipnóticas que ajudam a reprogramar respostas emocionais e comportamentais, trabalhando na dessensibilização gradual, reprogramação de memórias e fortalecimento da autoconfiança.
Alto Desempenho
Alto desempenho:
A Hipnoterapia é altamente utilizada como ferramenta eficaz para alcançar e manter altos níveis de desempenho em diversas áreas, desde atividades desportivas, profissionais, como até apresentações públicas e habilidades cognitivas. É utilizada para otimizar o desempenho, melhorar o foco, aumentar a confiança, reduzir a ansiedade e promover uma mentalidade positiva.
Converse connosco
Sente-se sem rumo, vagueando pelos seus pensamentos na procura do seu objetivo de vida?
CONSULTA DE HIPNOSE
Terapeutas:
Sónia de Moura
Contacto (0351)+ 914 138 624
Sophia Marques
Contacto (0351)+ 962 907 676
Duração: Cerca de 90 min.
Local:
Presencial em Cabanas (Palmela)
Online via WhatsApp ou Zoom
Valor: 60€
Ao Domicílio:
Deslocação ao domicílio do cliente no conforto da sua casa, ou quando por incapacidade ou indisponibilidade de horário não tiver possibilidade ou autonomia para se deslocar.
Valor:
A acordar